quarta-feira, 25 de março de 2009

A QUERELA ENTRE ANTIGOS E MODERNOS: A RESPOSTA DE GIAMBATTISTA VICO

Autor: Marcos Aurélio da Guerra Dantas
Instituição: Universidade Estadual do Ceará - UECE
Email: marteguerra@hotmail.com
Telefone: 86800863


Esta comunicação objetiva apresentar as críticas de Giambattista Vico (1668-1744) à ordem dos estudos que vigorava nas instituições de ensino de seu tempo, por volta dos séculos XVII e XVIII. Ao escrever as suas primeiras obras, Vico reconhece o valor das descobertas científicas dos modernos, no entanto ele destaca a importância dos studia humanitatis. Para Vico é preciso reconhecer os avanços das ciências modernas sem refutarmos o contributo da tradição. Em sua obra De nostri temporis estudiorum ratione, de 1709, Vico tecerá as suas primeiras críticas aos métodos de ensino prevalentes. Ele conclui que eram inadequados, quer o modelo dos jesuítas do Ratio Studiorum, extremamente conservador, quer os manuais de Port Royal fundamentado nas idéias cartesianas. Tais métodos de ensino acarretariam prejuízos para as crianças, visto que impediam o desenvolvimento natural da percepção, da memória e da imaginação. Prejuízos estes que se apresentariam na vida prática quando adentrassem ao convívio da sociedade.

Palavras-chave: Crítica. Método. Prejuízo.

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